Faz 1 semana que passei mal, senti palpitações fortes, meu coração batia a 132 por minutos. Alertei minha mãe: estou ansiosa.

Como eu tinha médico marcado para menos de uma semana, resolvi esperar. Nos exames apontou que tenho falta, ou menos do que deveria da Serotonina, uma substancia encontrada no cérebro e que pode causar depressão, TOC, transtornos de pânico…

Pela perda da autoestima, sentimentos de impotencia, culpa, desesperança, falta de concentração, sono desregulado, irritabilidade e ansiedade excessiva, e eu sentia que estava enlouquecendo… esse é o quadro clínico da depressão.

O que não é uma novidade, já contei aqui que fui diagnosticada no início do ano com depressão – transtorno bipolar, mas por me sentir bem, acabei abandonando o tratamento e uma vez ocultando isso de uma médica, piorei minha situação por tomar um medicamento que não deveria.´

É complicado a gente se dar conta que é uma doença. Deve ser assim para um alcoolatra também. Eu resolvi expor este problema porque eu estou passando por um péssimo momento, coisa que eu nunca sonhei em passar, porque é simples assim: dói!

Mas também exijo que não sintam pena de mim! Eu sou adulta o suficiente pra sofrer com as consequencias dos meus atos, estando eu doente ou não.

Agora voltei a um tratamento sério, e assim como o da dieta (que aliás, recebi muitos elogios da médica) vou levar até o fim. Não estou condenada a uma vida melancólica, pra baixo, pelo contrário, eu nunca fui assim e não preciso ser.

Mas é importante que se atentem, procurem ajuda. Dois dias consecutivos de estado melâncólico ou sombrio  já é o suficiente para que se tenha algo errado. Tristeza é parte de todo o ser humano, depressão, não!

Eu sou dramática por instinto, mas dramas não precisam ser tristes.


Preciso compartilhar com vocês uma situação que aconteceu comigo. Para quem realmente me conhece, sabe que eu tenho um certo problema com a autoestima, então, em agosto do ano passado comecei tratamento médico para perder peso, uma reeducação alimentar.
A médica me receitou a dita sibutramina, mas queria me ver em um mês porque explicou que o remédio tem vários efeitos colaterais. Eu sempre fui contra o remédio porque via as pessoas emagrecendo, mas depois engordavam o dobro... Pois bem, tomei o remédio, e no primeiro mês emagreci 10kg, que me motivou bastante. Eu estava feliz pelo caminho percorrido, pelos resultados e conversando com a médica, percebemos que eu não estava sendo vítima de nenhum efeito colateral. MAS eu teria que estar ali em um mês novamente.
Novembro chegou, eu sentia coisas estranhas, ansiedade, mas como sempre fui ansiosa, achava que era normal, não contei isso para a médica porque para mim não havia nada de novo, então eu deveria tomar por mais um mês e meio, data da próxima consulta, que seria hoje!!!
Hoje a coisa foi diferente. Faz um mês que ando melancólica, triste, irritada, meu humor oscila feito uma montanha-russa, então comentei isso com a médica, porque sempre tive isso nas inúmeras crises de ansiedade que já tive, e ela disse: A partir de hoje cortamos a sibutramina, não adianta tu ser magra e perder toda tua vida social, sem amigos, sem trabalho e sem família, sozinha tu não vai a lugar algum, tu precisa estar feliz para seguir até mesmo com a reeducação alimentar. A sibutramina mexe muito com o humor, acontece muitas brigas sem motivo algum, e quem já sofre com transtornos de humor não deve fazer uso do remédio.
Eu olhei para a médica e meus olhos se encheram de lágrimas, me veio um filme na cabeça de tanta coisa que eu poderia ter evitado no último mês, e principalmente nas últimas horas. Minha consulta era de 10min e passou para 40min. Tudo bem que os outros pacientes queriam me matar, mas eu me senti viva quando saí daquele consultório porque no fundo, senti esperança.
Encontrei tanto as respostas que eu queria e saber que com um tratamento correto sei que muita coisa vai mudar.
Então, agora como vítima de um remédio que poderia ter destruído minha vida, eu digo para vocês: não se mediquem por conta própria. Procurem um médico, deixa ele acompanhar a evolução das coisas. Não esconda teus pecados dele, seus fracassos, ele precisa saber porque só ele vai conseguir te ajudar.
Eu saí do consultório chorando, marquei minha próxima consulta chorando, vim chorando no ônibus pensando em tudo que poderia ser evitado.
No fim, decidi não colocar a culpa na sibutramina, mas saibam, por tudo que me tem acontecido, ficou uma grande lição... e não desejo esta dor para nenhum de vocês, então, tentem aprender também com esse problema que tive, é um presente que posso deixar para todos vocês!
De coração.


Se a questão é confessar, eu nunca lembro de pentear o cabelo quando levando da cama pela manhã para ir trabalhar.

Confesso que tive que me livrar do vício “futebol” por me sentir masculinizada demais se somadas minhas atitudes e compará-las com as atitudes de amigas.

Eu me sinto mal indo trabalhar de calçado rasteirinho, mas imploro, não me faça colocar salto alto.

Minha vaidade não é meu forte, minha autoestima a cada dia que passa acaba comigo, mas eu queria ter grana para certos “consertos”, e não falo nem em cirurgia, me contentaria com uma geral toda semana nos cabelos e unhas.

Sapatos e bolsas despertam em mim um lado fútil. E queria ter paciência para passar ao menos um lápis no olho todo dia. Às vezes sou bem mulherzinha, outras vezes, macho demais.

Confesso que uma vez, para esconder minhas mágoas e decepções, passei meses fingindo que era a pessoa mais feliz do mundo enquanto eu estava querendo gritar para o mundo a dor que eu sentia. Hoje esse fingimento não me atrai e faz com que as pessoas acreditem que eu seja fraca.

E eu sou uma chorona perfeita, me emociono com tudo e, meu sonho é ser um tanto quanto mais fria, mais calculista.

Tenho um certo problema com a perspectiva de ser aceita pelas pessoas e um enorme medo de decepcionar.

E eu decepciono, sou humana, afinal. Quando isso acontece, há uma angústia indescritível, uma aflição interminável que toma conta de mim, eu simplesmente permaneço em uma sobrevida, com dores, sem conseguir comer, sem dormir direito e por vezes sem conseguir até respirar.

Uma futilidade equilibrada, um desleixo que não muda minha vida, sentimentos peculiares eu permito que sejam hábitos, permito que sejam partes de mim e uma “marca registrada”. Agora, decepcionar… nunca. Por que no momento em que se põe tudo a perder faz cm que o caráter, aquele que tu sempre manteve límpido, fique em cheque e o teu passado já não conta mais.

Ah! E eu tenho uma desavença seríssima com o tempo, eu confesso que tenho. E nessa briga eu sempre saio perdendo.

E, por fim, confesso: de todas as vezes que aqui ou ali chorei uma tristeza desmotivada, hoje aprendi o que isso tudo significa. Eu sinto o gosto do da amargura. De um arrependimento dolorido, e trago em mim uma tristeza indescritível.


Eu não preciso confessar que detesto cozinhar, é só olhar minha alegria quando preparo a comida que vocês vão até ficar com medo!

Não digo que a comida fique exatamente ruim, mas a sensação que me dá é que vou pro inferno. Detesto calor, tenho sério problema de adaptação ao verão, e ficar em frente ao fogo, ali, minutos e minutos, com os olhos ardendo ao picar cebola, aquele cheiro que corrói meu estomago e me mata de fome querendo apressar tudo chega bem próximo do que eu imagino sobre tortura.

E por essas e outras que faz 2 dias que minha alimentação é café e melancia. Péssimo, eu sei, se me dá muita fome como uma torrada integral, mas sério, não consigo pensar em ir pra frente de panelas. Isso tá longe de ser um cardápio pra quem quer emagrecer, porque de verdade, não dá certo.

Mas entre fazer meu almoço e dormir. Prefiro dormir. Por essas e outras que amo a família que tenho, porque né, criados em restaurante (trabalhando em) e se especializando na coisa toda, porque me preocupar com a cozinha?

Vou ali lavar a louça e já volto ¬¬


As pessoas costumam dizer que é coisa de leonina, mas como não acredito em horóscopo, prefiro acreditar que é minha personalidade transviada que faz eu necessitar de atenção.

Isso é péssimo, vocês não tem ideia como isso machuca. Eu me sinto sozinha, morro de medo que as pessoas vão me esquecer, que todo mundo é mais legal que eu e embora eu já tenha melhorado muito, não é nem 10% do que deveria.

Continuo sofrendo demais com isso e minha autoestima já tá enterrada há tempos. Mas também já faz alguns dias que decidi que as coisas vão mudar. Já contei a vocês sobre a minha depressão de sexta-feira, incomum para todos os jovens e trabalhadores do mundo, mas é essa solidão de saber que o mundo todo tá se divertindo enquanto to enjaulada porque não tenho como sair.

Mas minha CNH tá vindo aí (tenho fé).

E como boa materialista já fiz algumas metas, não pra 2012, mas pra vida.
-> vou por silicone nos peitos! Eu era contra, achava que as pessoas deveriam se aceitar como são, mas já tô há tanto tempo brigando comigo mesma, que acho que uma levantadinha na vida não vai me fazer mal, afinal, já que me comprometi também a emagrecer bastante, e em vez de perder a pança eu perdi os peitos que nunca tive e a bunda que, vá lá, não é muito saliente.
-> morar longe. Eu não tenho medo disso, até porque faz muito tempo que tenho essa vontade, mas de certa forma me acomodei aqui esperando por alguma coisa. Tá, eu confesso que minhas cadelas são a maior corrente com cadeado que tenho porque ninguém faz ideia da alegria que elas me trazem diariamente, eu preciso dessas bolas de pelos, orelhudas e sem-noção por perto.
-> filho. Há uns 6 ou 7 anos atrás eu dizia que iria adotar uma criança quando eu tivesse condições de criá-las. Tornei isso público porque enviei um e-mail para uma rádio falando sobre essa minha vontade (a pauta do programa era: filhos). Mas quando cheguei numa certa fase, decidi e coloquei um ponto final que eu não deveria ser louca de querer criar uma criança se mal consigo cuidar de mim, isso só faria um filho sofrer e eu jamais me perdoaria por isso. Hoje tenho pensado diferente, não sei se por ter amadurecido, mas também por sentir um vazio muito grande que não vai ser com comida que vou preencher. Me falta a sensação! Sei que seria uma irresponsabilidade e um egoísmo muito grande gerar um filho por esse motivo, mas vejo tantas mães por ai que eu acho que não vou fazer pior. Eu sei amar, me doar, perdoar e apesar de gostar muito de ser o tal do centro do universo, sei também o que é não ser prioridade para as pessoas. Hoje eu acho que posso fazer uma pessoa feliz sendo mãe dele, mesmo errando e sofrendo por isso. E quando eu tiver condições de SER mãe, serei.
-> carro. Acho que de todos, esse ainda é o que mais me surpreende. Eu tô realmente em fase de ter logo minha carteira de motorista, depois de 6 anos tendo deixado isso pra lá, querendo não demonstrar que me fazia falta, me virando em duas quando preciso fosse, vencendo labirintite, cansaço mental, mal-humor e vida de brasileiro. Ter habilitação vai me ajudar bastante, mas nunca vou me sentir bem pedindo carro emprestado. Quando eu tiver o emprego certo, estabilidade, quero viajar bastante, com música a todo volume e fazendo meu próprio horário. Não sei se gosto ou não de dirigir, mas é um mal necessário, tanto quanto o carro que tão logo pretendo ter. (E que eu não tenha que decidir entre ele e o silicone).
-> escrever um livro. Na lista aí não tá 'plantar uma árvore' porque já fiz várias vezes na vida. Escrever um livro já é um dos mais próximos destas vontades porque já comecei a fazer. Tá na página 2 ainda, mas comecei. Já mudei 10x a ideia inicial do texto, mas num momento vai decolar. Tenho usado o que aprendi nos cursos que fiz em 2011 sobre a ideia do texto, por isso tantas mudanças, mas não quero mais que as pessoas me façam eu me achar um fracasso. Sei das minhas limitações, mas eu somente vou as impor;
-> girar o mundo. Para quem quis a vida toda que o mundo girasse ao seu redor, posso dizer que também me surpreendo com isso porque também sei de muita gente que acha que não tenho capacidade de ir até a esquina sozinha, e se um dia lesse esse texto, aí sim que teria certeza. Mas eu tenho vontade de conhecer alguns países. Bem verdade que não são muitos, mas até eu morrer, pretendo falar fluentemente inglês, espanhol e italiano. Francês quem sabe, mas as 3 primeiras, certamente porque já tenho base delas :D

Cansei, sabe? Não é o fato de não ser tratada como centro do universo que me deixa chateada, mas sim ser tratada como uma qualquer incapaz de fazer escolhas sensatas. Sério, eu cansei de ser tratada como burra ou idiota. Seríssimo isso!

Obrigada, Renato Russo!

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança! 


Tenho primeiramente a dizer que enjoei desse negócio de blog, mas vou ME fazer o favor de não excluí-lo pela necessidade que tenho de me expor.

Seja como for, não é esse o assunto do texto.

2011 foi, de longe, o pior ano da minha vida se comparado a todos que já vivi. Foi interminável, coisas boas aconteceram, bem verdade, e coisas bem piores já aconteceram em outros anos, mas 2011 foi top of mind dos ruins.

E eu não passei a virada de ano pensando que a partir de agora vai ser tudo diferente e não é meu pessimismo nato que resolveu pensar assim, mas eu me dei conta que sou apenas mais uma na multidão, entendem?

Podemos nos importar com o que as pessoas pensam, mas talvez elas não se empolguem com o fato de querermos a opinião delas. O contrário pode também acontecer, a gente pode não se empolgar, mas talvez as pessoas não sejam receptivas em ouvir nossas explicações. E se existir um momento em que elas terão que te chutar, elas farão isso sem dó nem piedade, mesmo que tu tenha pensado nisso tantas vezes e não o fez.

As atitudes não têm somente consequencias imediatas, aliás, estas são as que menos importam. A gente pode acabar passando boa parte da vida colhendo por aquela semente mal plantada que resolveu virar praga.

E exigem que a gente cresça, mas somos uma pessoa só, única e ninguém poderá pensar pela gente, afinal, quem vai sorrir ou chorar?

Acho engraçado a quantidade de casais que com dois meses de namoro já estão comprando eletrodomésticos e pensando em finalmente viver a vida juntos. Não julgo, jamais faria isso, mas pra mim é uma realidade tão distante.

Tenho 2 anos de namoro, amo meu namorado, mas acho que dá certo porque temos nossa individualidade. Óbvio que não tem como continuar pensando como solteiro, principalmente quando envolve os amigos, a gente acaba tendo que pensar por dois, mas aí é questão de respeito e não de invadir a vida do outro.

E vai sim chegar o momento de pensar seriamente em dividir os utensílios domésticos, ter uma casa ou um lar em comum, mas ainda assim acredito na nossa individualidade. Eu com a minha biblioteca, ele com o cinema. Acho que jamais projetaríamos algo se não fosse com a opinião dos dois.

Eu nasci e cresci assim, tendo um milhão de gente em volta e julguei que jamais conseguiria ir em frente sem isso, sem o povo, sem conversas, só eu e eu. E nessa realidade que me encontro, sei que cada dia que passa está mais perto de eu ser alguém para mim e não para os outros. Talvez tenha sido este o meu erro... talvez não.

Não consigo pensar no meu 2012 assim, só, estando longe, mas preciso compreender as benfeitorias de uma coisa chamada liberdade!


Mário Quintana um dia disse: O passado não reconhece o seu lugar, está sempre presente.

Eu nem sabia quem era Mário Quintana, quando pela primeira vez anotei essa frase em algum caderno que logo deixaria de ser meu.

E até hoje meu maior problema é esse: não consigo manter o passado no lugar dele. Eu sofro demais pelas coisas que não disse, pelas atitudes que não tomei. E pensando nos lugares que eu deveria estar, mas estava em casa esperando o tempo passar!

Tem horas que dá aquele estalo: bola pra frente, quem vive de passado é museu. E me dá ânimo para seguir, fazer novas histórias, mas logo volto ao meu ponto de partida.

Aí me pergunto, se meu problema é realmente as questões mal resolvidas, não seria mais fácil ir lá resolvê-las e então tchau e benção pra tudo? Mas a resposta é outra pergunta: para que cutucar uma ferida que já cicatrizou?

Cicatrizou… deixou a marca até hoje, mas cicatrizou, afinal, se permanece uma convivência, é sinal que houve o perdão. E eu tenho dúvidas sobre o perdão…

E sobre isso Mário Quintana me disse:

Perdoas... és cristão... bem o compreendo...
E é mais cômodo, em suma.
Não desculpes, porém, coisa nenhuma,
Que eles bem sabem o que estão fazendo...

Meu passado, meu problema!

*Título com uma dose certa de ironia, Mário Quintana bem sabe!


Tenho me impressionado com a quantidade de gente que anda me subestimando de uns tempos pra cá. Perdi as contas de quantas vezes eu disse "não sou tão burra assim" ou "não sou burra a esse ponto".

Dois motivos eu até concordaria com eles 1 - pague com o próprio veneno 2 - eu to falhando em algum ponto que as pessoas me acham fracassada.

Em 2011 eu tive muitos revezes, houveram mudanças bruscas comigo, e por motivos nada ligados a isto, me sinto infeliz. Agora digo, tenho 24 anos e NÃO ME ARREPENDO das escolhas que fiz. Não as faria novamente porque eu aprendi com isso, certo? Acho que essa é a essência da vida: cair, levantar, errar, acertar, é a experiência que vai falar por si.

E eu me dou o direito de errar porque preciso aprender. Coragem por arriscar, ninguém lembra.

Eu tenho me calado. Num dos episódios do House ele disse: O que você pensa sobre mim não vai mudar quem eu sou, mais pode mudar o meu conceito sobre você.

Para mim, fez sentido. Todo o sentido do mundo. Não tô mais me preocupando com o que os outros falam\pensam de mim. E me calei mesmo, chega daquela marmota de ficar querendo provar que eu sou isso ou aquilo.

E meu silêncio agrediu o povo. Não me faltam argumentos, mas tem brigas que eu simplesmente não levo adiante. Não perdi a capacidade de questionamentos, mas acabei me tornando repetitiva por ninguém me dar uma resposta satisfatória.

Eu não tenho certas habilidades motoras e tenho uma enorme falta de noção de espaço, e isso faz de mim ser a idiota que vocês pensam?

Desculpe se eu mudei. Mil perdões por eu ter aprendido, eu sou ciente dos meus defeitos, não é ótimo, Srs. Infalíveis?

Em contraponto a isto, recebi elogios de pessoas que eu nem sabia que lembravam de mim, pessoas que demonstraram carinho e souberam fazer críticas de uma forma que eu pudesse crescer com elas.

Esse texto não teve o intuito de desabafo, muito menos de querer dizer que não sou a idiota\burra\anencéfala que me enxergam. Não me importo com as que tanto me subestimam, talvez em algum momento elas tenham razão. O intuito mesmo é mostrar para o meu ego e autoestima que eu quero fazer as pazes com eles.


Já sentiram a dor da gastrite? Pela 3ª vez  na semana é o que sinto nesse instante. Tomei chimarrão, comi barra de cereal com chocolate, e no almoço tinha pimentão. Ah, e ontem tomei cerveja também.

Bem feito pra mim, né? Eu sei que é. Mas acho injusto, isso eu acho. Tudo bem, minha vida é bem desregrada, tive que girar uns 180º para emagrecer iniciais 17kg. E posso dizer que foi fácil essa etapa.

O problema é que eu nunca soube lidar com as coisas que sinto. E cada nova crise de stress desencadeio uma coisa diferente. Cistite, labirintite e essa apegada gastrite. Às vezes tenho impressão que eu devo estar apodrecendo.

E quando finalmente me sinto bem, me animo para fazer as coisas, meu bom-humor dá sinal que quer permanecer, eu sou vencida pela dor. Já deve ser psicológico mesmo, um trauma inconsciênte de que cada vez que eu estiver de bem com a vida uma doença diferente vai surgir.

Hipocondrismo é para os fracos.

Voltando à realidade, eu não gosto de queixas, não gosto de fazer isso, mas a dor que sinto agora me consome por inteira, e eu tenho tanta coisa para fazer, uma viagem para aproveitar, e só consigo sentir essa dor.

A cistite é assim, horrível também. Labirintite e as suas sensações de viver em 2 dimensões também é nada agradável, mas ok.

Se essas dores são consequências da vida que escolhi, aceito a condição. Só que não tô aqui me comprometendo em mudar, que vou me cuidar mais e que terei a geração saúde correndo nas veias. Não!

Não mesmo.

Eu me comprometerei, no máximo, em seguir uma rotina mais saudável com meus horários e atividades. Porque embora eu não tenha tempo para mais nada, eu tenho todo o tempo do mundo.

E dezembro chegou tão rápido que 2012 taí. Então me dá licença que vou ali ler o Medicina Alternativa de A a Z e tentar achar uma forma de pelo menos conseguir dormir… para acordar no horário necessário!


Eu só tenho um desejo: voltar no tempo! 2004 poderia ser. Tenho saudade, muita saudade, mas  não é vontade de reviver aquele tempo mas sim, de fazer outras escolhas. Foi a primeira vez que fiz escolhas que definiriam minha vida.

Claro que também foi importante ter consciência, dizer não às drogas, entre outras coisas que me rotulariam como careta. Mas para mim essas decisões foram fáceis, era mais do meu caráter, da minha educação. Escolher uma profissão, essa sim foi difícil.

E eu sei que tenho a vida toda pela frente, e hoje vejo que perdi 7 anos me perguntando onde eu estaria se tivesse feito outras escolhas. Talvez eu tivesse sofrido mais, porém, amadurecido mais. Ter dado mais valor para as coisas e para as pessoas.

Tenho consciência que é impossível voltar, não choro mais pelo tempo que perdi, ou que achei que perdi, só que sinto uma dificuldade enorme de olhar para frente, mas principalmente de olhar para mim.

Dificuldade de saber quem eu sou. O espelho, a fotografia, aquela Tônia ali não é de verdade. Pelo menos, eu achava que não. Hoje eu sei que é e tento mudá-la a cada segundo, tendo modificar cada milímetro daquele corpo e daquele cérebro.

Eu sorrio, danço, pulo, canto, procurando mostrar aquela Tônia de 16 anos que com toda certeza, aos 24 se sentiria uma mulher feita, cheia de planos. É essa a Tônia que as pessoas merecem ver, essa com fome de vida e não de x-bacon.

Também não esse ser frustrado, chorão e feio que habita em mim.

Vem cá

Isso são horas?

estoy aqui

Losers

É isso

Nós, os malucos, temos um lema Tudo na vida é um problema Mas nunca tente nos acalmar Pois um maluco pode surtar Os nossos planos são absurdos Tipo gritar no ouvido dos surdos Mas todo mundo que é genial Nunca é descrito como normal

Quanto a mim

faça-me sorrir